Introdução

Sem dúvidas, não podemos falar sobre o currículo de qualquer curso formal, seja na educação básica ou ensino superior, sem falarmos sobre o livro didático. Isso porque, “é bastante consensual que o livro didático, na maioria das salas de aula, continua prevalecendo como principal instrumento de trabalho do professor, embasando significativamente a prática do professor” (DELIZOICOV et al., 2009, p. 36). Porém, o livro didático, apesar da sua clara importância, não é a única ferramenta que pode ser usada em sala de aula.

A respeito do uso dos livros didáticos nas aulas de Biologia/Ciências, podemos fazer alguns questionamentos iniciais: Por que esses conteúdos são escolhidos como “relevantes”? Qual a importância de se estudar isso? Eles estão a favor de que classe (Burguesia ou Proletariado)? Eles podem contribuir para uma sociedade mais justa? Tais conteúdos, ao serem apropriados pelas massas, permitem a transformação social ou servem para a manutenção do atual status quo?

Para ajudar a desenvolver respostas (parciais) para esses questionamentos, iremos realizar uma atividade de pesquisa-reflexão sobre os conteúdos de ciências nos livros didáticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário